sexta-feira, 20 de maio de 2016

PONTOS DE ZÉ PILINTRA



Chamada Zé Pelintra:
Zé Pelintra, Seu Zé Pelintra quando vem , Ele traz sua magia, Para saudar todos seus filhos, E retirar feitiçaria, Pisa na Aruanda Zé Pelintra eu quero ver, Pisa na Aruanda Zé Pelintra eu quero ver, Seu Zé Pelintra quando vem, Ele traz sua magia, Para saudar todos seus filhos, E retirar feitiçaria, Pisa na Aruanda Zé Pelintra eu quero ver, Pisa na Aruanda Zé Pelintra eu quero ver. Risca o Ponto: Dim dim dim dim dim dim, Risca ponto, Dim dim dim dim dim dim, Firma ponto, Dim dim dim dim dim dim, Pulando cruzado no meio do terreiro chegou, Povo da Bahia, do Congo e da Lei de Nagô, Chegou Zé Pelintra que veio do lado de lá, Fumando e bebendo, E gritando: vamos saravá, Saravá ô, ô Saravá.
Ô meu limão, ô meu limoeiro : Ô meu limão, Ô meu limoeiro, Ô meu limão, Ô meu limoá, Eu sou Zé Pelintra , Zé Pelintra eu sou, Joguei meu punhal no ponto, Para meu ponto afirmar, Chamei meus camaradas, Para vir me ajudar, Joguei meu punhal no ponto, Para meu ponto afirmar, Chamei meus camaradas, Pra demanda vir quebrar.
Amigo Zé Pelintra: Zé Pelintra, Zé Pelintra, Boêmio da madrugada, Vem na linha das Almas, E também da Encruzilhada, Mas o amigo Zé Pelintra, Que nasceu lá no sertão, Enfretou a boêmia, Com seresta e violão, Hoje na lei de Umbanda, Acredito no senhor, Pois sou seu filho de fé, Pois tem fama de doutor, Com magia e mironga, Dando forças ao terreiro, Saravá seu Zé Pelintra, O amigo verdadeiro. Quem quiser me ver , ô Zé : E quem quiser me ver, ô zé, Vai em cima do barranco, ô zé, O Malandro e o Zé Pelintra tão no meio da encruzilhada, Toma conta e presta conta, No romper da madrugada, E quem quiser me ver ô zé, Vai em cima do barranco ô zé, O Malandro e o Zé Pelintra são dois fiéis companheiros, Zé Pelintra na entrada, E os Malandros no terreiro. Boa Noite Pra quem é de Boa Noite; Boa noite pra quem é de boa noite, Bom dia pra quem é de bom dia, A benção, meu papai a benção, Seu Zé Pelintra é o rei da boêmia.
Sete portas se fecharam, Com a fumaça ao contrário, Que Zé Pelintra soltou, Eu soltei periquito, Eu soltei sabiá, Eu virei macumbeiro de pernas pro ar, Quem foi que viu Zé Pilintra folgando nesse salão? Com um copo de cachaça, E um charuto aceso na mão, A cachaça só é boa, Feita da cana torta, Vocês bebem pelo vício, E Zé Pelintra porque gosta, Quem foi que viu Zé Pelintra vagando por esse mundo? Na boca de quem não presta, Zé Pelintra é vagabundo, Quando eu nasci foi chorando, Sem ter leite pra mamar, Mamei leite de sete vacas, Na porteira do curral, Eu soltei periquito, Eu soltei sabiá, Eu virei macumbeiro de pernas pro ar, Quem está batendo na porta ? Quem nesta porta bateu ? É Jesus sacramentado, E Zé Pilintra sou eu, Eu soltei periquito, Eu soltei sabiá, Eu virei macumbeiro de pernas pro ar.
Mesa da jurema
Estava sentado numa mesa da Jurema, Afirmei meu ponto, Balancei o maracá, E eu saudei foi a Jurema Preta, Seu José Pelintra dê um tombo, E venha cá. Morada de Zé Pilintra - Seu Zé Pelintra onde é que o senhor mora ? Seu Zé Pelintra onde é sua morada ? Eu não posso te dizer, Porque você não vai me compreender, Eu nasci no Juremá, Minha morada é bem pertinho de Oxalá.
Zé Pilintra e Lampião: Mulher, mulher não tenha medo do seu marido, Se ele é bom na faca, Eu sou no facão, Se ele é bom na reza, Eu na oração, Se ele diz que sim, Eu digo que não, Eu sou Zé Pelintra, E ele é Lampião. Seu Zé Pelintra não teve pai, Seu Zé Pelintra não teve mãe, Ele foi criado por Ogum Beira Mar, Em nome de Deus e de todos os Orixás. Seu Zé Pelintra é Quem Chegou :
Seu Zé Pelintra é quem chegou agora, Seu Zé Pelintra vem pra trabalhar, Seu Zé Pelintra mestre de Aruanda, Afirma seu ponto neste congá, Mas ele veio foi de Alagoas, Mas ele veio pra me ajudar, Seu Zé Pelintra mestre de Aruanda, Afirma seu ponto neste congá.
Tava dormindo na beira do mar : Tava dormindo na beira do mar, Quando as almas me chamaram, Pra trabalhar, Acorda Zé Pelintra vai guerrear, O inimigo está invadindo, A porteira do seu lado, Bota fora as suas armas, Vai guerrear, Bota o inimigo pra fora, Para nunca mais voltar.
Toma Cuidado com o Balanço da Canoa : Ô Zé quando vem lá da lagoa, Toma cuidado com o balanço da canoa, Ô Zé faça tudo que quiser, Mas não maltrate o coração dessa mulher. Mandei chamar Zé Pelintra, nego do pé derramado e quem mexer com Zé Pelintra, ou tá doido ou vem danado. Seu doutor, seu doutor, Zé Pelintra chegou. Se você não queria, para que lhe chamou. (Esta imagem, do Seu Zé Pelintra,foi fabricada pela Imagens Agostini,uma excelente Fornecedora de Imagens do Rio de Janeiro - Nota da Moderadora do Blog ) Lá na Vila do Cabo, ele é primeiro sem segundo.
Só na boca de quem não presta, o Zé Pelintra é vagabundo. Zé Pelintra no Reino Eu sou um Rei Real. Zé Pelintra no reino e eu vim trabalhar. Trunfei, Trunfei, Trunfei, Trunfá. Zé Pelintra no Reino, estou no meu Jurema. Trunfariá! Na passagem de um rio, Maria me deu a mão. E o prometido é devido, é chegada a ocasião.
Seu Zé tá bêbado por quê? Ainda não vi Seu Zé beber, Seu Zé tá bêbado por quê? Ainda não vi Seu Zé beber, Bota no copo que a caneca tá furada, Seu Zé não bebeu nada, Bota no copo que a caneca tá furada, Seu Zé não bebeu nada.
De terno branco, Seu punhal de aço puro, Seu ponto é seguro, Quando vem pra trabalhar, Segura o "nêgo", Que esse "nêgo" é Zé Pelintra, Na descida do morro, Ele vem trabalhar.
Seu Zé Pelintra é um cabra bom, Seu Zé Pelintra é um cabra bom, Que não me deixa escorregar, Vence demenda, quebra feitiço, Ele é o mestre lá no Juremá. Malandro com Malandro, Marido e Mulher, Malandro com Malandro, Zé Pelintra é.
Zé Pelintra veio ao mundo, Cumprir a sua missão, Ajudar a quem precisa, Tira a nossa aflição. Eu vi seu Zé Pelintra, Falando com a 7 saias, A moça bonita e valente, Mulher que tanto trabalha, Ai, ai, ai, eu vi seu Zé Pelintra. A história de um certo Zé, Eu agora vou contar, Ele fez uma promessa, Nos braços de Iemanjá.... A canoa já virou, Foi a marola lá no mar....BIS Se salvasse a sua vida, De bebida ia largar....BIS Por causa dessa promessa, Nego Zé se transformou, Saravá seu Zé Pelintra, Na Umbanda ele é doutor. Atina, atina, Seu Zé Pelintra, Não tem medo de mandinga, Seu Zé Pelintra, é um moço educado, Não gosta de quem anda errado, Por aí, a fazer confusão, É neste barco, que o fulano, Entra no couro, Se é Mulato, fica loiro De tanto levar balão. Cadê seu Zé Pelintra, De chapéu branco na mão, Com gravata encarnada, Mandando socar pilão. Na baixa do sapateiro, Formou-se uma confusão, Era malandro Zé Pelintra, Sambando de pé no chão.
La no pé da Juremeira, Zé Pelintra assentado, Fazendo seu catimbó, Dava conta do recado.
Seu doutor não maltrate, Esse nego, Que esse nego, Tem muito valor....BIS Ele usa camisa de seda, Gravata rendada, E anel de doutor....BIS Seu doutor, seu doutor, Bravo senhor, Zé pelintra chegou, Bravo senhor, Mas se tu não queria, Bravo senhor, Para que lhe chamou, Bravo senhor, Ele é doutor, ele é Nagô....BIS Seu doutor, seu doutor, Bravo senhor, Zé Pelintra chegou / bravo senhor, Para quem lhe chamou / bravo senhor, Ele é doutor, ele é Nagô. Seu Zé Pilintra, com sua ternura, Sentado no tronco, Ele reza as criaturas....BIS A estrela de Oxalá, Seu povo iluminou, Ele é seu Zé Pelintra, Ele é nosso protetor.
Conheceu a boêmia, Tem que ver romper o dia....BIS Eu ouvi aquela história, Que passou lá na Bahia....BIS E quem não conhece, Nego Zé alforriado, Seu terno branco, Pano bom e engomado, Contar a história, Ele também foi doutor, Na mesa da boêmia, Ele só teve um grande amor.
Subida de Zé Pelintra : Agora pro seu morro vai subir, Meu Deus ele já vai embora, Conversa de malandro não tem fim, Boa noite meu senhor, Boa noite minha senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário